Por onde começar uma Marca ?

Por onde começar uma Marca ?

Um sonho existe, mas na nossa cabeça abrimos um leque de possibilidades, quando pensamos em começar uma marca, as inseguranças de tudo que envolve os processos (que são muitos), fazem muitas vezes a gente desistir sem nem tentar! E aquele sonho incrível, de marca autoral com alma e propósito fica só ai dentro da sua cabecinha te gerando frustração. 

Sabe aquela frase, me arrependo apenas do que eu não fiz, essa justamente é uma verdade no mundo têxtil. Mesmo o seu projeto tendo alguns erros pelo caminho, eles geram aprendizados e oportunidades que talvez você ainda não havia pensado.

Então vamos aos fatos, o que você precisa estar preparado:

Você precisa se inteirar dos processos, mas não necessariamente fazer todos eles sozinho(a), seu conhecimento deve estar focado em tudo que você precisa e quem você precisa para te ajudar a chegar lá!

Vamos listar 3 Passos para sua marca ganhar vida:

Primeiro passo: Faça uma listas com as suas habilidades.

Essa lista te ajudará a definir onde você vai ser útil, e onde você pode estar atrapalhando o crescimento do seu negócio. Ex: você é criativo, bom com números, sabe desenhar, costurar, modelar, tem conhecimento em tecidos, é bom no marketing e venda.  

Empreender sozinho(a), pode ser um desafio e tanto, pois você terá que fazer processos que talvez não domine, mas pense que você vai adquirir novas habilidades. Então esteja aberto a adquirir novos conhecimentos.

Segundo passo: Tire as ideias da sua cabeça.

Sim nossa cabeça é um mar de possibilidades e isso pode te prejudicar também, porque você pode esquecer de fazer algo, ou não ter a real dimensão do seu projeto e tudo que ele irá demandar, então colocar no papel te ajuda a organizar e deixar o seu negócio real.

E para organizar as ideias e processos envolvidos existe uma ferramenta, que te ajuda a montar seu plano de negócios, assim as ideias começam a tomar forma, e você consegue ir listando etapas e visualizando o que precisa ser feito, bem como definir ações e prazos para isso acontecer!

 O Sebrae disponibiliza a ferramenta online e gratuita aquié um modelo de negócio com nove blocos que irão te ajudar a compreender o seu projeto.

Parceiros-chave: insira neste campo quais são as parcerias principais para que o seu modelo de negócios se concretize. Exemplo: Sou um ótimo designer e sei desenhar, meus parceiros serão, costureiras, modelistas, estamparia e por ai vai...
Lembre-se que aqui vão os chaves, que sem eles seu negócio não vai para frente, tem alguns processos que no começo você terá que absorver mesmo sem ter um conhecimento amplo.
Atividades-chave: são as atividades essenciais para que seja possível entregar a sua Proposta de Valor.
Recursos-chave: liste os recursos necessários para viabilizar as atividades-chave do seu negócio. 
Proposta de valor: o que a sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor aos clientes. 
Relação com o cliente: liste como vai ser o relacionamento da sua empresa com o seu cliente.
Canais: descreva, os canais de venda de seus produtos e serviços. 
Segmentos de mercado: quais segmentos são o foco da sua empresa. Quem é o seu público-alvo.
Estrutura de custos: são os custos necessários para que a estrutura proposta possa funcionar. 
Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

Na imagem abaixo fizemos uma simulação de uma ideia se transformando em marca, preenchendo todos os blocos.

* Lembre-se esse modelo de negócio é totalmente editável para onde seu projeto estiver caminhando. 

 

Terceiro passo: Respire! E não desista;

São muitas etapas, e lembre-se você não precisa fazer tudo junto, e tudo sozinho (a) terceirize as etapas que você não tem afinidade. Procure parceiros que possam somar no seu projeto. Lembre-se que é melhor ter 50% de algo do que 100% de nada.

Vai ser difícil e você irá aprender todos os dias, mas dê o primeiro passo comece!

E conte com a Avro store para te ajudar no processo!

 


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